quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Amsterdam..

Aeeeee... Linda Amsterdam.. Chegou a tua vez...
Cheguei em Amsterdam umas 18:30...

Essa eh a Estacao Central d Amsterdam... Enooorme... Tem varios projetos pra estacao expostos lah.. Pq ela fica na beira do canal (na traseira dela.. =P..).. Entao tem uns projetos pra por mais paradas d onibus e fazer um tratamento.. Por enquanto tah soh no projeto.. =/.. Vi varias perspectivas e quadros montados lah... =)..

No dia q cheguei o sol estava brilhando!!! Ichi.. Fiquei faceira!!!

Essa eh a Estacao Central!!! Tem uma parte ali q tah camuflada.. Eles tao arrumando, entao tem uma foto da estacao como tapume!! =P..

Essa foto eh a torre do palacio real!! =)..

Esse eh o famoso "Red Light District"... O Distrito da Luz Vermelha... Eh um 'bairro' onde a prostituicao eh legalizada... Tem mtas janelas/vitrines q as mulheres ficam pra 'se mostrar'... Eh meio estranho.. Tava mto cheio lah... Nao fui sozinha.. Fui com uns brasileiros q encontrei no caminho.. Umas senhoras mto queridas!! Melhor ir com elas do q sozinha... Mas lah tinha d tudo.. Inclusive familias inteiras passeando, com criancas.. Achei um absurdo.. Mas td bem.. Sei tb q tem familias q moram lah... Bom.. Nao sei como fica a cabeca d uma crianca vivendo e vendo td isso.. =/..
Entao deixa eu contar um poko do q aconteceu na minha primeira noite em Amstedam...
Estava eu passeando... E achei uma lan house.. Blz!! Vamos contactar a familia... Soh ficava aberto ateh as 22hs... Fiquei lah ateh fechar... (5hs d diferenca nao eh mole.. =P..) Bom.. 6 min antes d fechar o carinha da loja passou dizendo q ia fechar em 5 min.. Td bem.. Fui m despedindo e fechando as janelas... Qnd vê ele simplesmente apaga a luz pra correr eu e uma outra guria q ainda tava lah.. =O.. Bom.. Peguei as minhas coisas e saih...
Na saida.. Passa por mim um casal.. Nossa.. Podia jurar q jah tinha visto aqueles rostos.. Serah mta coincidencia?! Fui perguntar da onde q eles eram.. E eles m disseram 'Brasil'.. Daih comecei a falar em portugues.. E disse q era d Pelotas e eles "Tb somos d Pelotas".. Aih foi a corrida pra descobrirmos d onde podiamos nos conhecer.. Igreja Sao Joao.. XV de Julho.. Ateh q eles perguntaram se eu jah tinha feito ingles.. Nao eh q fomos colegas d ingles!!! Otimooo... Conversamos um poko.. Na sexta eles tavam voltando pra casa (Pelotas..) e ficaram com o nome da minha mae pra ligar pra ela e dar noticias q tinham m visto!! (Coisa q eles realmente fizeram!!! Obrigada!!!)... Foi otimoooo... Bom... Posso dizer q em Amsterdam falei mto portugues... =P...
Mas entao.. Depois desse encontro fui dar mais umas voltinhas.. Qnd pensei.. Vou comer alguma coisa... Pego a minha bolsa pra pegar a minha carteira.. Mas onde estava a carteira.. Nao estava em lugar nenhum!!!
Aff... Pedi minha carteira.. Com cartoes e dindin... (Mas pelo menos meu passaporte tava cmg!!)
Bom... Tinha uma leve esperanca d q pudesse ter deixado cair na lan house.. Mas nada certo.. Voltei lah.. Fechado! O q fazer... Soh abria as 10hs da manha.. Bom.. Aquela altura nao achei nem uma outra lan house pra falar com alguem ou cacelar algum cartao.. Tive q m resignar em esperar ateh o outro dia d manha.. 10hs eu tava lah.. D prontidao.. Abriram as portas e fui direto no 'meu' computador olhar.. Nada.. Daih fui procurar o carinha q abriu a loja.. Nao estava mais lah.. Era tipo 'self-service'.. Entao nao tinha nenhum funcionario.. =(.. Bom.. Entrei na net e mandei msgs pra cancelar td.. Daih procurei um posto da policia pra ver o q eles m indicavam fazer.. Eles nao tinham mto o q m dizer.. Soh pra cancelar td e talvez procurar nos lixos.. Vai q alguem tivesse achado, pego o dinheiro e jogado fora.. Bom.. Voltei a lan house.. Qnd ve chegou um cara q trabalhava lah.. Fui falar com ele.. Disse q tinha deixado minha carteira na noite anterior ali.. Daih ele m perguntou q cor.. Eu disse preta.. Daih ele veio com 2.. E perguntou ql era a minha.. Daih eu disse ql era a minha e ele pediu pra abrir pra ver uma foto minha.. E tava lah!!!!!! =D.. Td lah dentro!!! Nossa.. Agradeci a ele.. E voltei pra internet pra tranquilizar a tds q jah tinha achado.. Nossa.. Foi uma cena! Eu chorando na frente do computador.. Aliviada, dando vazao ao medo.. =).. Nossa.. Foi um susto!! E pra coroar tudo isso q aconteceu.. Uma baita chuva e tempo feio.. Mas agora eu nem tava mais m importando.. Tava faceira q tinha achadao td!! Terminei d falar com a mae e sai pra passear!!!

Bom... Essa eh a primeira foto do 'novo' dia...
Os canais...
As costrucoes sao bemm diferentes d td q vi ateh agora.. Mudou mto o estilo da cidade!!!

Eh uma ilustracao do tempo q estava lah... Frio e mta chuva!!!

Esse eh um museu, mto grande.. Cheio d opcoes.. Logo atras fica o Waterlooplein.. Uma feira d rua.. Cheia d opcoes.. Tb!! =)..

Ao lado dessa ponte fica o jardim botanico, o Hortus Botanicus.. Mto grande... Eh um dos mais antigos do mundo!! Bem bonito!

A Magere Brug..



Entao.. Canal e mais canal.. Qnd tu 'se perde' no meio da cidade, tu acaba achando coisas bem legais...
Caminhei bastante nesse dia.. Meio sem m preocupar em achar os 'pontos turisticos'.. Mas pra ver o lugar..




Achei isso suuuuuuuuuper interessante.. Bom... Bicicletas, ciclovias e ciclistas sao o q nao falta em Amsterdam..
Nao sei se dah pra ver mto bem.. Mas esses 3 andares sao d estacionamento d bici's... Mta bicicleta!! Serio.. Isso fica ao lado da Estacao Central.. E lah tem bicicleta encostada em qlqr canto!! Mto bom.. Mas eh bom ter um certo cuidado.. Quase fui atropelada por um ciclista.. =/..

CoffeeShop.. Entao.. Preciso fazer pelo menos um comentario qnd a isso..
Na Holanda eh permitido o uso d 'drogas leves'.. E eh bem facil d achar, pra qm qr.. Elas sao comercializadas nesses cafés.. Tudo q for 'CoffeeShop' vende droga.. A principio fiquei 'meio assim' com td q pudesse ver.. Mas m surpreendi ao ver q nao tem gnt drogada ou bebada na rua, pelo menos nao d se reparar.. E tb ng vem t oferecer nada se tu nao entrar ou pedir por isso..
Mas Amsterdam, por mais q seja mto conhecida pelo RLD e pelos CoffeeShop's, eh mto mais do q isso.. Uma cidade encantadora!! Eu achei lindaaaaa.. Deu aquela dor na hora d ir embora.. E pensar q o mais provavel eh q nunca mais volte lah.. =(..
Bom.. Como uma boa turista (se bem q tenho tds os motivos pra nao ser considerada uma boa turista..) lah fui eu tirar foto no 'sapatinho'.. =).. Marca registrada na Holanda!!!



Eis q aparece a Anne Frank!! Essa eh uma estatua dela.. Bem ao lado do museu!!

E este eh o museu.. Eh bem ruim d tirar foto.. A rua eh estreita.. Mas espero q de pra dar uma nocao..
Bom.. O museu conta um poko do q q ela passou e onde.. Ela viveu durante o Holocausto.. O museu eh a casa onde ela e a familia se refugiaram.. Mostra a casa e os escnderijos deles.. Eles acabaram por serem descobertos e mandados d volta pra Alemanha.. Ela morreu d tifo.. 2 semanas antes do campo de concentracao q ela estava ser libertado.. =(..
No museu tb estah o diario escrito por ela durante esse tempo de reclusao..
Entrada: 7,50€ (sem desconto para estudante!! =/..)
Eu!! =D..

Uma estatua na rua.. Achei suuuper querida.. Saudades da Lilica e da Darlene.. =P..



Opa.. Eu d novo!! =D..


Bom.. Esse predio q aparece eh um Cassino.. Mas o q queria mostrar eh o barco.. =D.. Nesses barcos eh possivel fazer passeios pelos canais d Amsterdam.. Deve ser td d bom.. Tem em varios horarios.. Tem uns q se janta passeando.. Deve ser td d bom.. Mas nao dava pro meu bolso.. =(..

VondelPark!! Ai ai.. Adoro o fato d tds essas cidades terem parques.. Lindossss.. E apesar do tempo nao estar mto bom.. Tinha bastante gnt lah.. Pessoas caminhando.. Conversando.. Criancas.. Um lugar lindo!! Extremamante agradavel.. E mtooo grande!! (Ahhh meus pés..)



Museu van Gogh.. Entao.. Nossa... Aqui esta a maior colecao d pinturas do pintor.. E d mtos outros contemporaneos a ele..
O museu conta como ele foi se desenvolvendo na carreira.. As influencias, o incio, o desenvolvimento do trabalho, correspondencias com o irmao (foi atraves dos esforcos da esposa do irmao q ele acabou por ser conhecido.. Apos a sua morte..)..
Bom.. Mtaa coisa pra ver e ler.. Mto tri!!
Uma coisa q achei super interessante.. Ele tem varios auto-retratos.. Em varios tipos d pinturas.. Mtos dos testes q ele fazia eram com seu proprio retrato!!
Entrada: 10,00€ (Tb sem desconto para estudante.. =(..)
Entao.. Precisa comentar?! 100% I amsterdam!!!

Uma vista do Rijksmuseum..



Nossa.. Mtas flores pra vender.. Confsso q estava esperando por mtas tulipas.. Mas o q mais se ve sao as 'sementes' (pelo menos eu acho q eram as sementes..).. No mais soh em bibêlos e cartoes postais..

Hahahaaa.. Achei o maximo.. Imagina eu perdida lah com uma dessas?!
Uhuuuuuuuu..



Enfim.. Nas minhas ultimas duas tardes lah o sol d manifestou.. Ele se escondia pela manha.. Mas a tarde dava o ar da graca!!! =D.. Querido!!



Entao.. Eu d novo.. No mesmo lugar.. Soh mudando alguns acessorios!! =P..

A noite em Amsterdam...
Nao sei o q era mais bonito... As ruas iluminadas.. Com o sol se pondo.. Os barcos passando.. As pessoas se movimentando..
Ai ai.. Inesquecivel...
Tenho q comentar a infinidade d brasileiros q achei em Amsterdam.. Gnt q mora a mto tempo.. Gnt q mora a poko tempo.. Gnt q estava soh a turismo.. Gnt q tah quase voltando pro Brasil.. Nossa.. (Qm m disse q eu ia treinar meu alemao?! Pss.. Acho q foi mais facil eu esquecer do alemao do q treinar.. Mas pelo menos em Amsterdam nao foi tao dificil.. Td mundo fala ingles e sao super queridos!!!)..
Saudades da minha terra..
Hehehe... Quase uma holandesa!! =P..

Entao.. Esse tb eh um museu.. Do q serah q ele trata?! Heheee..
Achei a forma bem legal!! Eh um museu maritimo... Ao lado dele tem um

Pra fechar um detalhe da Estacao Central.. Minha despedida em estilo 'ceu azul'.. =D..
Mtas coisas.. 4 dias d aventura.. Medos.. Alegrias.. Encontros.. Lindos e inesqueciveis lugares!!
Tah no meu coracao.. Fica a saudade!!
Bjao a tdssss..
Espero q tenha dado pra mostrar e contar.. Pelo menos um poko..
Amo mto!!!
"O Senhor eh a minha luz e a minha salvacao.. D qm terei medo?!
O Senhor eh o meu forte refúgio.. D qm terei medo?!" (Sl 27.1)

5 comentários:

Lidi disse...

Oi minha amiga querida!!!
Quanta coisa hein??? lugares,passeios fotos, nossa uma mais linda q a outra!!!! Deus te abençõe muito com esses lugares lindos!!!
Mas hj quero te dizer q meu aniver é amanha, lembro como se fosse ontem tu chegando e cantando, seria um sonho?? não era realmente tu,e o outros amigos q amo tanto, e esse aniver? quando eu iria imaginar q estaria morando em Santa Catarina, e tu na Alemanha!!! quantas coisas Deus faz em nossas vidas né?? mas é aquilo quando decidimos "pular do barco" Ele faz maravilhas!!
Sinto MUITO tua falta, de te dar um abraço e passar horas conversando, mas o q me conforta e a frase q nossa amiga sempre usa "amigos são sempre amigos se o Senhor for o Senhor deles" isso miga seremos eternamete amigas pq o nosso Senhor éo mesmo, aquele q morreu e ressucitou por nós!! Por isso agradeço a Deus pelo presente q Ele me da poder ser tua amiga.
Te amo muito!!! obrigada por ser essa amiga q me faz sentir saudades, e com as saudades me faz lembrar de tantas coisas boas q vivemos.
Saudades...

Unknown disse...

Ana!
Q sonho essas fotos!!! Como conversamos hj... Aproveita cada momento... Pq esse eh o teu ano!!! Eh o ano q vai te dar lembrancas q serao so tuas!! Ngm mais vai poder explicar o q estas vendo e sentindo... So nos resta admirar tuas fotos e tentar imaginar como eh estar vivendo isso tudo!!!
Lendo o comentario da Lidi, tb lembrei do q acontecia no ano passado nessa epoca... Nos mt empilhadas pra fazer a surpresa pra ela... Altos planos pra viagem... Mil e uma ideias de como chegar la... Esse ano td diferente, mas ainda tudo conforme os planos de Deus... E eh isso q importa... Estarmos sempre no centro de Sua vontade... Por isso q nao importa onde estamos, as lembrancas das nossas aventuras nos fazem sentir como se estivessemos pertinho uma das outras... Nao adianta... Qdo a amizade eh firmada em Deus, distancia nenhuma atrapalha... So nos faz valorizar ainda mais o tempo q passamos juntas...
Um suuuper beijo!! T amo muito!!
Fica com Deus, amiga!! E que Ele continue te presenteando com passeios, pessoas, lugares inesquecíveis!!!!

Luciana Oliveira disse...

Oii Ana... nossa, mt linda suas fotos! ameii...sempre tive paixão por esses lugares!
mt lindo mesmoo
aproveitaaaa
Bjoos
Lu

No name disse...

adorei este foi o primeiro blogue k gostei e k me fez jeito

Juanita Caminantchê disse...

Querida Ana, que lindas tuas fotos! Parabens! Em algum momento do teu texto falaste, que talvez nao voltasse mais a Amsterdam...bom nao sei quando e com quem voltaste antes...mas sei que em agosto de 2011 foi comigo!!!! Adorei passear e experenciar a linda cidade contigo! Grande beijo, excelente novos passeios!!! Em breve estaremos novamente dividindo uma casinha...agora Marseille baby!!!!
Love,
Li